[ Cinemateca – Museu do Cinema _ Sinalética de Circulação ]
A concepção de sinalética de circulação para a "Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema" foi, na perspectiva da integração no espaço, especialmente exigente.
As características arquitectónicas do belíssimo edifício impunham um cuidado imenso nas definições formais a adoptar, bem como especial atenção dedicada ao desenho das soluções de afixação nos espaços e estruturas arquitectónicas.
As características de utilização de algumas áreas de circulação comum, eram também indutoras de particularidades na definição das peças a desenhar.
As áreas envolventes das salas de exibição cinematográfica, bem como o espaço museológico, encontravam-se frequente ou permanentemente sujeitos a iluminação controlada, o que levaria em alguns casos à necessidade de soluções com iluminação pontual.
A Cinemateca era, aquando da implementação deste projecto, possuidora de uma identidade definida e implementada. Essa identidade era construída com recurso à fonte tipográfica "Century".
O projecto que desenvolvi seria então obviamente estruturado a nível tipográfico com essa letra.
De forma a alcançar uma articulação harmoniosa entre a informação escrita e os icons que desenhei para este projecto, comecei por fazer a construção de uma paleta formal elaborada a partir da dissecção dos elementos construtivos do alfabeto pré-existente. Esses elementos estruturais foram depois por mim utilizados para construir os referidos icons. A associação entre palavras e icons originou desta forma um resultado consonante e harmonioso.
/ Museu do Cinema
Comments
Post a Comment