[ Egoísta nr.32 – Sexo – Design Editorial ]

A edição nr 32 da revista Egoísta foi dedicada ao tema "Sexo".
O design e layout da edição foi feito por mim, e teve o seu ponto mais gratificante na concepção da capa.
Em qualquer edição temática, independentemente da publicação em causa, a capa tem um estatuto especialmente exigente no que diz respeito ao seu conteúdo e às leituras e descodificações que o referido conteúdo irá sugerir na interacção com o leitor.
Esse conteúdo deverá ser alusivo ao tema do volume em causa, mas mantendo-se ainda assim suficientemente abrangente, para não fechar a descodificação temática, no foco restrito sobre uma vertente demasiado específica de apenas uma parcela do todo. Um pouco como se se constituísse um símbolo da temática em causa.
No caso das edições da Egoísta, nas quais fui responsável pelo desenho, além da preocupação com as premissas habituais no tratamento desta tipologia editorial, tento ainda, regra geral, fazer uso do especialmente alargado leque de recursos gráficos disponíveis para esta revista especial.
Em muitas revistas do panorama editorial generalista, as capas têm forçosamente que ter por base a utilização de uma fotografia desprovida de tratamento gráfico elaborado. Nesses casos as imagens são apenas tratadas fotograficamente, mesmo que eventualmente a nível de pós-produção digital, e destinam-se a viver por si só.
O patamar comunicativo da Egoísta é outro, bem diverso.
Sempre achei que a elaboração gráfica devia ser um elemento presente de forma evidente, nas capas da Egoísta, constituindo-se como um manifesto da elaboração gráfica por vezes revelada no seu interior, e rara no panorama editorial regular.
Para a capa do "sexo" várias opções tentadoras se afiguravam disponíveis.
A minha proposta acabou por recair numa solução pouco evidente, a qual me deixou tremendamente satisfeito.
Para a construção dessa proposta recorri ao universo especialmente rico em matéria visual, do elaboradíssimo trabalho têxtil em renda, componente estrutural de muitas peças de indumentária íntima.
Estas componentes, pela elaboração têxtil inerente aos seus desenho e estrutura, exibem uma fascinante riqueza textural, e são facilmente transponíveis para o universo gráfico. 
A materialização da capa operou-se através de um processo de estampagem de uma superfície de papel aveludado, em resultado da qual se criou uma alternância de relevo e textura que produz o desenho desejado, através de uma variação táctil e visual subtil.
O resultado agradou-nos muito…



#

REVISTA EGOÍSTA _ nr. 32 [ Sexo ]
Design / Layout da edição

Edição :: Estoril Sol S.A.
Director :: Mário Assis Ferreira
Editora :: Patrícia Reis
Direcção de Arte :: Henrique Cayatte
Produção :: Cláudio Garrudo
Impressão :: Norpint, Artes Gráficas
Trabalho realizado no âmbito da colaboração com o Atelier 004 / 004 F*@#ing Ideas

 * P R É M I O S   

2008


— German Design Council DesignPreis 2009 (Alemanha)
— Type Directors Club (EUA) - Certificate of Typographic Excellence
— Prémios Papies - Menção Honrosa - Revista 

2007

— Briefing Awards - Prémio - Design
— Epica Awards - Bronze 
— Sinos - Prata 

Comments