[ Revista EGOÍSTA #76 (Cartas para a Liberdade) _ Design Editorial ]

O tema da edição número 76 da Revista Egoísta (Dez 23), é, “Cartas para a Liberdade – 50 anos do 25 de Abril”.   

Para o layout desta capa baseei-me na ideia de associar a passagem do tempo, ao mais forte símbolo da Revolução que conduziu Portugal aos verdes campos da Liberdade e Democracia – O cravo vermelho.

Ambicionava eu, não só evidenciar claramente a referida passagem do tempo por este símbolo, mas, mais do que isso, aludir ao sentido seguido por essa evolução, reflectindo a noção generalizada de que, ao longo desse processo, nem toda a viçosidade original, havia permanecido íntegra.

Cheguei a um conceito fundamentado pelo seguinte raciocínio:

A preservação do cravo enquanto símbolo, através da sua conservação por secagem entre as páginas de um livro, interrompida e comprometida no entanto, pela invasão e proliferação de bolor, em clara ameaça aos valores e conceitos simbolizados.

Para a obtenção de uma imagem que materializasse esta ideia, procedi à secagem lenta de vários cravos, através de um método que desenvolvi para, ainda assim manter um certo grau de humidade ao longo de todo o processo. 

Essa etapa correu de acordo com o meu plano.

Na construção da proposta, procedi depois ao isolamento de uma das flores menos afectadas por manchas de bolor /para que a identificação da referida flor não estivesse comprometida, e, em seguida, tratei-a digitalmente para a tornar imediatamente identificável enquanto cravo seco, em que algum bolor era no entanto ainda perceptível. 

A construção visual da capa deveria ser constituída por uma solução evidentemente elaborada a nível gráfico, por oposição à simplicidade da utilização pura e simples de uma fotografia. 

A rápida apreensão do conceito por parte do leitor dependia do imediatismo dessa descodificação. Neste primeiro plano, a evidência da elaboração gráfica desenvolve-se através da sobreposição da flor a um fundo homogéneo impresso em Pantone (aplicação integral de uma cor determinada com grande excatidão), e da adição de relevo e verniz, limitados à área do cravo.

Num segundo momento, após abrir a capa, e viajando até ao verso de capa, chega-se então a uma imagem que exibe vários cravos secos, os quais se encontram em alguns casos, muito manchados por bolor.







#

REVISTA EGOÍSTA _ nr. 76
Design / Layout da edição

Edição :: Estoril Sol S.A.
Director :: Mário Assis Ferreira
Editora :: Patrícia Reis
Direcção de Arte :: Henrique Cayatte
Impressão :: Norpint, Artes Gráficas




Comments